VUCA

V.U.C.A – Esse acrônimo foi utilizado inicialmente pelo exercito americano para se referir às diversas situações e contextos de guerra: Volatividade (volatility), Incerteza (uncertainty), Complexidade (complexity) e Ambiguidade  (ambiguity).

Não obstante, essas 4 letras identificam perfeitamente o cenário contemporâneo no qual estamos inseridos, um mundo repleto de incertezas, inseguranças, fluidez, descartabilidade, obsolescência, ausência de referências, infinidade de opções, imprevisibilidade… Definitivamente, um mundo em que o modo de vida cartesiano não encontra guarida.

Não se vive mais do jeito de nossos avós, tampouco do jeito de nossos pais. Nossas escolhas profissionais não têm mais as mesmas garantias que as dos nossos antecessores tiveram.

Estamos vivendo uma revolução silenciosa e as previsões envolvendo o futuro do trabalho indicam que o emprego, como o conhecemos atualmente, se tornará cada vez mais escasso. Não haverá profissões (cargos), apenas a realização de atividades (funções momentâneas). Seremos todos freelancers, autônomos, empreendedores ou  profissionais liberais, sendo  remunerados por produtividade e não pelo cumprimento de  jornadas de trabalho. O sistema de atuação profissional será totalmente dinâmico, com uma infinidade de possibilidades e foco na ausência de vínculos.

É muito provável que você já tenha se deparado com um vislumbre desse cenário ao seu redor. O futuro do trabalho já está acontecendo. Você se sente preparado para lidar com isso? Como está o seu nível de autorresponsabilidade e autogerenciamento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s